
Criado em 2079 sob a tutela do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, o Plano Nacional das Artes nasceu com o intuito de integrar todas as artes na vida quotidiana das pessoas, dirigindo-as essencialmente aos jovens e às crianças, tornando-as mais acessíveis, promovendo e fomentando a aproximação de entidades e organizações culturais às comunidades, criando parcerias e redes de partilha. Neste sentido, o Município de Leiria elabora uma programação com vista as linhas estratégicas deste Plano e para a promoção educativa, cultural e artística nas escolas abarcando todos os níveis de ensino. O trabalho de proximidade entre as organizações culturais e as escolas é uma das linhas estratégicas do PNA e materializa-se na colaboração entre mediadores culturais, artistas, professores, alunos e as suas famílias entendendo a educação como um propósito que precisa de envolvimento de toda a comunidade.
Este trabalho de proximidade estimula o cruzamento entre os programas educativos das instituições culturais e o currículo escolar também no desenvolvimento de competências transversais consideradas fundamentais para fazer face aos desafios do futuro. Experimentar metodologias criativas que favoreçam a participação ativa dos nossos alunos e a saber valorizar o património artístico e cultural como suporte de experiências significativas de relacionamento interpessoal e intercultural.
Dirige-se ao público escolar e envolve os agentes culturais municipais, entre museus, teatros, arquivos e bibliotecas, na valorização da dimensão educativa do património cultural e artístico do Concelho.
